sábado, 3 de outubro de 2015

38.

É em Ambulance Blues do soberbo On The Beach que Neil Young tem aquela famosa tirada do mijar contra o vento*. Creio que foi numa sua biografia assim para o sofrível - não nesta auto-biografia recente, que diz que é excelente, e quero ler, mas de uma antiga da Assírio & Alvim - que esse foi género de remoque final à sua geração, à laia de boca a colegas, amigos, companheiros de estrada, certamente alguns dos Buffalo Springfield e Crosby, Stills, Nash & Young, e se escrevo todos é porque o próprio Young não se punha fora da equação. No que rimava um pouco com esse bastante anterior Everybody Knows This Is Nowhere em que contra euforias sessentistas o meu herói queria é voltar para casa e levar mas é as coisas numa de calma, precisamente porque, vá: everybody knows this is nowhere... Ora é assim que eu me sinto. Das duas maneiras. Primeiro a mijar contra o vento, essa é a principal, depois, a querer mas é voltar para casa e tomar as coisas numa de calma, e depois ver um filme e depois escrever aqui uma resenha ao dito cujo, o que me toma tempo que nem imaginam e serve tanto como fazer uma paciência de cartas (paciência) e nem sequer é modalidade em que eu pilote por aí além - às vezes até piloto bastante mal. Mas adiante, tenho saudades. Um homem perde vinte quilos e parece que fica mais novo vinte anos e depois parece (parece não, é) que tem de resolver coisas que não estavam resolvidas lá atrás e seguiram para bingo vida adentro qual aspirina. 

* - You're all just pissing in the wind
     You don't know it but you are
    And there ain't nothing like a friend
    Who can tell you you're just pissing in the wind