sábado, 25 de abril de 2015

Operação Outono



A síntese influência cinéfila versus história/acontecimento parece funcionar na perfeição em "Operação Outono", de Bruno de Almeida, criando uma obra de fôlego e importância. Presenças certas que mesmo indefinidas se sentem. Está lá John Cassavetes, o que é tudo menos óbvio - mas sondem bem as interpretações. Mais vincado, claro, um certo Martin Scorsese, o vintage, na vertigem e no ritmo. Ou esse Sidney Lumet mais político e justiceiro, que sendo de Filadélfia tem Nova Iorque numa costela, como também é incontornável dizer que o português lisboeta nascido em Paris Bruno de Almeida também a tem, não tivesse também ele feito de Manhattan a sua casa durante uns bons vinte anos. Sim, há uma partilha dessa marca, uma génese que se sente continuar e está na filmografia do realizador, mesmo que aqui o assunto se prenda à figura da PIDE e de Humberto Delgado. O que só abre boas linhas de leitura ao filme, de um rigor e realismo levados ao extremo, por vezes trabalhado quase ao nível da fotocópia. Mas voltando aos temperos, a gastronomia recomenda-se. "Operação Outono" é interessante, honesto e desafiador. Neste caso mistura-se ao cinema o serviço público (e cívico), não roubando, porém, de um lado para dar a outro como acontece em tanto filme-denuncia e como é regra recorrente nos biópicos desta vida que despontam amiúde em mero interesse ilustrativo.
"Operação Outono" tudo vale porque é provado e comprovado em factos reais. E tudo interessa por saber com isso prestar disso o devido tributo cinematográfico. A começar na direcção de actores e superlativos desempenhos. Nalguns casos de distinção máxima, como um Carlos Santos em absoluto estado de graça como Rosa Casaco. Ou Diogo Dória num autêntico canto do bandido (facho) da espécie mais repelente que este país alguma vez criou. Pena o "soprano" John Ventimiglia estar ali tão mal dobrado, o que não invalida a interpretação competente. Ana Padrão excelente, para não variar. Nuno Lopes idem, desta vez nas vezes do bufo encoberto camuflado de comuna. No que resta podia estar aqui a enumerar mais alguns, um a um, ia quase todo o elenco, onde mesmo no mutismo de Cleia Almeida se sente força e presença. Mesmo assim é preciso não deixar de nomear um não-actor que muito brilha em seu pequeno papel. Falo de Camané, um achado como António Semedo, o guarda fronteiriço, que acaso ou não do destino seria sósia do fadista, e como sósia de Camané tornou-o assim actor a auto-recriar o sósia. 
Continuemos pela forma, a começar pela banda sonora dos Dead Combo que marca a toada trágico-tensa do filme, vivendo o som entre um tom Ennio Morriconiano e um certo minimalismo de uma musicalidade bem tuga e datada. 
Depois, a unidade de ritmo e montagem que distribui e redistribui com eficácia os dois tempos do filme – o antes e depois do assassinato de Humberto Delgado – não deixando de dar espaço e respiração à unidade da cena. Feita de muito jogo de cinema, força e eficácia no(s) diálogo(s) sem mácula, não deixando de escapar aqui ali um certo sentido de humor de mórbido que não deixa de nos causar um certo arrepio na espinha. Há nisso, felizmente, vá-lá, um certo tom lúdico diria scorsesiano cuidadosamente dentro de certos bem desenhados limites, até porque a tensão (do) real e o tom claustrofóbico da obra não dão - como a própria PIDE não dava - margem a grandes contemplações - muito menos a grandes diversões. Daí ao mesmo tempo também resulta e bem essa certa graça-sem-graça típica de todas as gentes e ambientes do bafio da época, coisas do humano bolor, que da nossa parte foi essa terrível dose de quase cinquenta anos de ditadura salazarista. Tão bem vindo o alívio da cena do 25 de Abril na sede da PIDE, onde e quando o ambiente claustrofóbico dos corredores dá lugar às janelas abertas e ao ar puro e à maravilha da luz do sol para matar os ácaros.