segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Nunca Irá Acontecer

Eu não, mas há quem consiga ouvir várias coisas ao mesmo tempo. Eu consigo falar várias coisas ao mesmo tempo. Sobre falar várias coisas ao mesmo tempo é possível escrever. Sobre ouvir várias coisas ao mesmo tempo também. Escrever várias coisas ao mesmo tempo, idem aspas. Escrever sobre escrever várias coisas ao mesmo tempo é que já me parece demasiado Stephen Hawking. 

Diz-se que se estivéssemos numa quarta dimensão supostamente veríamos o outro e o espaço circundante no seu tempo presente, passado e futuro. É inimaginável, porém é inteligível na medida em que falamos na própria realidade desdobrada no seu(s) diferente(s) tempo(s). 
Experimentem desenhar um boneco num papel, depois enrolem a folha em cilindro e imaginem-no a percorrer o caminho sempre em frente. O que é que acontece? Obviamente o sacaninha vai sempre dar ao mesmo lugar sem  poder perceber porquê. Se se puser a pensar pode até concluir que há uma dimensão que o ultrapassa, que de outra forma nunca poderia ir dar ao mesmo sitio. Não faz é a mínima ideia como, confinado que está à bidimensionalidade. 
Stephen Hawking usou este exemplo para nos explicar em como nos está vedada a dimensão seguinte. Como o boneco da folha vamos dar exactamente ao mesmo lugar. É por isso que estas considerações astrofísico-metafísicas não servem mesmo para nada.